Florian Delalee nos leva pelo Rajastão

por Pedro Macedo

Se aventurar em lugares remotos pela Ásia é mais que um hobby para o fotógrafo Florian Delalee. Nascido na França, Florian atualmente morou e trabalhou em Shanghai e a sua proximidade com outros países da região o incentiv a descobrir novos lugares e compartilhar suas viagens pelo mundo.

Um desses países que mais marca a vida do francês é a Índia. Esse país continental e milenar, com mais de um bilhão de habitantes, marca presença no portfólio de Florian, que já conheceu inúmeras regiões e estados indianos em outros projetos.

No post de hoje, iremos percorrer um dos vários caminhos das Índias para conhecer o Rajastão, a região que mais representa o imaginário Indiano. A viagem foi feita em 2019 e publicada em março de 2020, antes da pandemia.

Bora conhecer?

Maior estado indiano

O Rajastão é o maior estado indiano em área e boa parte do seu território é coberto por uma vegetação desértica. No idioma hindu, o nome do lugar significa Terra dos Reis.

O que não é nada mais do que o esperado para um lugar que abriga fortes e palácios abrigando boa parte da cultura e tradição indiana, rica em danças, festivais e feiras que exalam os aromas únicos e marcantes dos temperos da culinária local.

Arquitetura

As fotografias foram tiradas nas cidades de Jaipur e Udaipur. A primeira, além de ser a capital do estado do Rajastão, também é considerada a "Cidade Cor de Rosa". Devido às pinturas de suas construções históricas, mas também pelas feiras coloridas que vendem diversas especiarias.

Na cidade, o ponto obrigatório para visita é o Hawa Mahal, que significa Palácio dos Ventos. O palácio pintado de pedras rosa e vermelha recebe esse nome pela sua inúmera quantidade de janelas, que além de permitirem a passagem do vento, também proporcionam que a realeza veja toda a cidade de dentro de seus quartos.

Já em Udaipur está o Palácio do Lago, que hoje funciona como hotel. Ele foi construído em um estilo extravagante e é considerado o maior no Rajastão. Se hospedar nele é uma experiência digna de um marajá. O palácio mistura a arquitetura rajastani com o estilo mughal com forte influência indo-islâmica.

Esse mesmo estilo arquitetônico foi utilizado para projetar e construir o Taj Mahal. Udaipur ainda possuí inúmeros edifícios feitos em mármore branco, e pela sua localização perto do Lago Pichola, ganha o apelido da "Veneza do Oriente".

Assim como em Jaipur, a cidade oferece inúmeras opções de feiras e restaurantes de comidas típicas de culinária local.

OBS: apesar do ensaio de Florian se chamar Rajasthan, o projeto também incluiu as fotos de marcos famosos e imponentes da Índia como o Taj Mahal, localizado em Agra, no estado de Uttar Pradesh. O lugar que é uma das sete maravilhas do mundo possuí uma história incrivelmente romântica.

O mausoléu foi construído como uma homenagem do imperador, Shah Jahan, para sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que morreu em 1631. Foram necessários 12 anos para que ele ficasse pronto.

Não esqueça de conferir mais trabalhos de Florian em seu Behance e no seu Instagram.