Uma visita aos tradicionais campos de arroz

por Pedro Macedo

Os campos de arroz são uma grande representação da paisagem tradicional da

China. E no condado de Longsheng, na região autônoma de Guangxim, ao sul do país, não poderia ser diferente.

Além de encantar nosso olhar com paisagens que são de tirar o fôlego, o lugar ainda nos dá a impressão de uma grande espinha dorsal de um dragão.

No post, levamos nossos travelers para conhecer a gente embarca com a fotógrafa russa, Eveline Iagofarova, para o Longsheng Rice Terrace, em uma viagem realizada em 2019

Devido ao seu posicionamento nas montanhas, esses campos criam um efeito degradê à nossa visão, que somado a geologia do lugar, é o suficiente para receber o carinhoso apelido de "Espinha do Dragão".

A província

A China é um país continental, que possuí paisagens incríveis em todo seu território. Isso quem diz é o que a própria Iagofarova. A  fotógrafa viveu um tempo no país e tinha o costume de explorar os mais diversos cantos da nação asiática.

A província de Guangxim é a sua favorita. "A região além das paisagens icônicas, também nos dá aquela sensação de uma verdadeira e autentica cultura chinesa", relata.

Ela ficou apenas um dia pelo lugar, mas conseguiu capturar bem a realidade do cotidiano dos moradores e a beleza viciante do lugar. Longsheng é lar para algumas minorias étnicas da China, onde cada uma produz diferentes tipos de artesanatos tradicionais e inclusive suas vestimentas são distintas, o que facilita para distinguir os grupos.

Os campos ainda mudam de cor durante as diferentes estações do ano. No momento em que Iagofarova visitou Longsheng, a cor verde dominava o lugar.

Entretanto, um mês depois, ela conta que quando um de seus amigos foi visitar a região, o verde havia cedido lugar para os diferentes tons de amarelo. 

E como o turismo também é bem importante para a região, algumas melhorias foram feitas para transformar a experiência ainda mais única. O pico mais alto do lugar, chamado Jinkeng Titian, agora pode ser acessado através de bondes elétricos, que permitem uma vista panorâmica mais completa. E de quebra, se estiver um dia com céu claro e sem nuvens, é possível ainda ver outros campos de arroz que se expandem pela região.

 




 

 

 

Explorando

Longsheng é ideal para viagens em grupo. De acordo com comentários do TripAdvisor, fica mais acessível agendar passagens em grupos com agências locais, em torno de 160RMB (R$123,59) por dia para uma pessoa.

Isso porque essas agências já possuem o valor dos ônibus e da entrada para as atrações turísticas inclusa no pacote. Se fôssemos por conta, sairia cerca de 193RMB (R$149,08).

Outra dica dos viajantes do TripAdvisor e dos próprios locais é que o mês de outubro é a melhor época para se viajar, já que é quando as cores ficam mais gradiantes e vivas. Enquanto a pior época seria o mês de dezembro, por causa das fortes chuvas e dos dias serem mais nublados, cobrindo a vista.

E como é uma vila de interior, com ruas apertadas e ruas de poeira e pedras, o ideal é levar uma mochila de costas, já que as malas de rodinha podem ser, na verdade, um atraso!

Outros campos de arroz ainda na região de Longsheng que podem fazer parte do seu roteiro é o Ping'an Village, Longji Mountain e o Jin Zhu Zhuang Nationality

 

 

 

Não esqueça de conferir mais do trabalho de Eveline Iagofarova em seu Behance e no seu Instagram


Imagens por Eveline Iagofarova.